16 janeiro 2008

Será que chove?

“Vô! Que horas são?”

Eu adorava perguntar isso quando era menina. Não que saber a hora certa me interessasse. O que eu adorava mesmo era ver meu avô olhando para o sol, com uma pose que, por alguns segundos, o fazia parecer um cientista (eu achava que isso era coisa só de cientista). Alguns segundos depois ele passava as mãos nos olhos ardidos e respondia.

Aí eu corria como louca para perto de quem estivesse com um relógio de pulso e confirmava: ele tinha acertado de novo. E tinha mais: o céu contava tudo para ele – se ia chover demais, se ia chover de menos, se a seca estava perto ou se no dia seguinte teríamos ventania... Não falhava nunca!
Aí ontem, quando saí do trabalho, parei rapidinho em uma banca de jornal que fica a caminho de casa. Sabe aquela conversa de quem está sem conversa? “Mas esse tempo tá maluco mesmo”, reclamou o japonês dono da banca. “De manhã tava bom, fresquinho. Aí veio um calorão e parece que já vai chover de novo”. Para não esticar muito a prosa eu respondi: “Mas essa época é de calor, verão é assim mesmo né?”. Achei que o assunto tinha encerrado. Mas o senhor que estava do lado entrou na conversa: “o inverno começa quando?”. Antes que desse tempo de responder o japonês se adiantou. “Inverno? Mas antes não tem outono? Ou é primavera?”.

Aí pronto... A conversa foi longe. Falaram das enchentes, do frio fora de época, da falta do frio, do calor e de mais calor ainda. Eu olhei para o sol que começava a sumir tentando imaginar que horas eram. E só fui embora depois de confirmarmos que estamos em pleno verão e o outono começará exatamente no dia 20 de março, às 2h48 (horário de Brasília!).

O japonês acertou: a noite choveu mesmo. Quando os pingos diminuíram consegui ver a lua rapidinho e lembrei do que escutava quando era criança: “lua cercada, terra molhada”. Acordei com o sol já alto, com cara de quem ia arder o dia inteiro. E fui de novo para o trabalho, torcendo para que chovesse mesmo. E para que o calor fosse calor, o frio fosse frio e que as Flores de Maio que minha mãe cultiva com tanto cuidado, este ano não se confundam novamente e floresçam em maio mesmo, e não em outubro, como na última vez...

Os Pingo da Chuva
Quando o céu estiver preto
e das nuvens até as sombras assombram
É só o reflexo do que está acontecendo
Só está faltando fósforo
Me dê aí!
Não esqueça que nesse momento
o vento sacode as árvores
e o clima que fica e o ar agitado
Dizendo tudo o que pode acontecer
Não escureça nem esquente a cabeça
Eu sei que você tem argumentos de querer
O sol pra pegar sua praia
pra bater sua bola
E a lua pra ver sua mina
ou só pra ir ali na esquina
Sem rima, sem rima!
Faça como eu que vou como estou
porque só o que pode acontecer
É os pingo da chuva me molhar!

=================================================================

Para não perder as estações anote aí: o Outono começa no dia 20 de março às 02h48min; o Inverno no dia 20 de junho às 20h59min; a Primavera só chega no dia 22 de setembro às 12h44min e o próximo verão está longe... Só no dia 21 de dezembro, pertinho do natal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário