09 janeiro 2008

Prá cantá cum São Gonçalo

Se o Seo Tião fosse vivo, estaria fazendo festa agora. Janeiro é o mês de São Gonçalo, o protetor dos violeiros! Claro, lembrei do meu avô, que era devoto do Santo e não perdia uma Festa de São Gonçalo. Para ele (que gostava da história), aqui vai um poquinho deste violeiro "santo".
Existem pelo menos três histórias diferentes sobre a vida deste frade português. Apesar de diferentes, todas concordam em uma coisa: São Gonçalo tocava viola como ninguém! E contam ainda que o santo é casamenteiro - um Santo Antônio violeiro, espia só!
Em janeiro as festas de São Gonçalo tomam conta de várias regiões do Brasil. O ponto alto da festa é a dança de São Gonçalo, realizada em frente ao altar. Dois violeiros ficam entre duas filas de dançarinos: uma de homens, outra de mulheres, lado a lado. Cada região tem sua maneira de dançar, mas sempre tem o sapateado. Aí, depois que cada par finaliza o sapateado, fazem o "beijamento". É isso mesmo que você entendeu: vão beijar o altar, o santo ou as fitas coloridas que estão nele amarradas.
É nesta hora que muitas moças aproveitam para amarrar uma fita para o Santo - um "presentinho" antes do casamento sabe? A fita desta promessa é sempre branca. Só as mulheres casadas que querem fazer um agradecimento ao santo, amarram fitas coloridas.

Das festas de São Gonçalo que o Seo Tião participava, ficaram mesmo só os versinhos:

"São Gonçalo do Amarante
Casamenteiro das moça
Casa a mim primeiro
Para então casá as outra”

"Quando fô pra mim morrê
Eu queru faze um aviso
Incordá minha viola
Com as corda que fô preciso
Pra cantá cum São Gonçalo
E os anjo no paraíso"

O violeiro Paulo Freire dedicou um de seus discos ao padroeiro dos violeiros (que também é considerado o santo da fertilidade e protetor das prostitutas) que conta com a participação de Mônica Salmaso, Wandi Doratioto, Benjamin Taubkin e Toninho Ferragutti. Apesar do CD estar esgotado e sem previsão de relançamento pela gravadora, ainda pode ser encontrado rodando pelo mundo da internet. Vale mesmo a pena conferir!


REVIVA SÃO GONÇALO
De Roberto Corrêa ao amigo violeiro Paulo Freire

Nos pés, cravados na pele, espinhos de flor
o instinto, no enleio da dança, vencido na dor
nas mãos, o toque do violeiro cantador
tiranas, canções de gesta, cantigas de amor.
Viva viva São Gonçalo
reviva São Gonçalim
na dança do entrançado
jornada do trancelim.
São Gonçalo violeiro
é tão triste o meu viver
eu aqui vivo banzeiro
sem ninguém pra me querer.
São Gonçalo do Amarante
seja lá de onde for
tire logo este quebranteque é pr'eu ter um novo amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário