03 janeiro 2008

Aparentados

Pedro Nava era mineiro. Era médico também. E era escritor. Li em algum lugar que Drummond disse que Nava "possuía a capacidade de transformar em palavras o mundo feito de acontecimentos"...

Aí ontem, fazendo aquela tradicional faxina de começo de ano, achei um texto perdido na pilha de papéis que vou juntando a cada semana. Era do próprio Pedro Nava afirmando: "aparentar-se pelo coração é ser amigo". Diga você: quantos aparentados descobriu no ano que passou?

Minha família é gigantesca. Ponto. Nem precisava falar mais nada. Família grande é sempre a mesma coisa: presentes perdidos e esquecidos no final do ano, um milhão de casamentos de primos-dos-tios-dos-irmãos-da-sua-avó, 30 aniversários para lembrar todos os meses, conselho familiar a cada problema, telefonemas de madrugada para contar o que aconteceu ontem na casa da sua tia... A gente não escolhe quem vai ser nosso primo, tio, cunhado... Mas esse povo todo entra na vida da gente e ocupa um espaço tão grande e tão especial que meu Deus! Mesmo com essa confusão toda a gente não consegue viver sem eles.

E mesmo com tanta gente, ainda arrumamos tempo e espaço para "nos aparentar pelo coração". Isso porque tem um tipo de parente que a gente escolhe sim! Aqueles para quem podemos ligar a qualquer momento, qualquer dia (ou madrugada). Gente que ri junto com a gente, chora, critica... São aqueles que não se importam de nos ver aparecer de chinelo de dedo ou roupão. Que brigam, discutem, ficam bravos e aparecem logo depois, sem explicação nem nada. Aqueles que amam e estão por perto mesmo quando estamos cansados, irritados ou quando perdemos a razão (e às vezes tudo isso junto!).

Hoje, talvez pelo clima de natal que ainda sobrou, talvez por conta desse sentimento que as coisas acabam mudando depois de virar a última folha do calendário... Sei lá porquê! O fato é que hoje percebi, mais do que nunca, como esses "aparentados por coração" são realmente incríveis.

*Tem muita gente que merecia ter o nome aqui. Mas esta merece "mesmo": obrigada por tudo Thá! Nem precisava dizer, mas você é, com toda certeza, uma "irmã-aparentada-pelo-coração". Te amo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário